quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ação de Natal das Bonequeiras Sem Fronteiras: bonecos para as crianças da Ilha de Deus, no Recife

"No mangue, tudo é, foi ou será caranguejo, inclusive o homem e a lama.” 
(Josué de Castro)




O Natal se aproxima e apesar da célebre correria de fim de ano as Bonequeiras Sem Fronteiras já estão preparando as agulhas, fios, paninhos para fazer desta última ação do ano um momento bem especial...
A próxima ação das Bonequeiras Sem Fronteiras contemplará as crianças da Ilha de Deus, no Recife. Essa comunidade está estabelecida em torno do mangue e vive principalmente da pesca do caranguejo (saiba mais aqui). 
Dessa vez a maior demanda é por bonecos destinados a meninos, pois ainda temos bastante bonecas que sobraram da entrega anterior, no entanto os bonecos sempre chegam em menor quantidade e somem rápido, pois os garotos, ao contrário do que muitos adultos pensam, adoram bonecos. Eles gostam de bichos de pano e monstrinhos mas as carinhas que fazem ao ver um boneco feito especialmente para eles é impagável...  então estamos criando alguns Super-heróis pensando nestes meninos cheios de mar nos olhos, de sol na pele e de vontade de vida no coração! 
Pensando nisso olha só o que a  Cymara Sell fez: este é o "Capitão-Mangue"! Para aumentar a identificação entre criança e o boneco e  valorizar a origem e história destas crianças  o Capitão Mangue é cheio de referências do meio em que vivem os meninos da Ilha de Deus, olha só os  seus acessórios: capa, máscara, cinturão com símbolo do mangue e a garra de caranguejo. Realmente uma grande sacada da Cymara, que mostra neste desvelo o espírito das Bonequeiras sem Fronteiras, que enquanto fazem, dividem, experimentam projetos de bonecos pensam e dão a pensar sobre as crianças e suas realidades. Capitão Mangue nos inspira e está pronto para ir alegrar um menino de Recife!
Quer ajudar nesta ação? Faça um boneco, boneca ou bichinho de pano, de seu melhor jeito, como souber - não tem muito como errar desde que o brinquedo seja seguro, sem peças pequenas que se soltem (como botões) e feito com desvelo- então escreva pra nós e enviaremos o endereço para o qual o seu carinho deve ser enviado. esta ação será concluída dia 20 de dezembro, então ainda é tempo. Participe! Olha só estas carinhas...merecem, não?




por Andréa Cordeiro.


15 comentários:

  1. Esse Capitão Mangue ficou Super !! Lindo trabalho Cymara ...

    ResponderExcluir
  2. Eu voltei faz bem pouco de Recife e fiquei encantada com a região. Saber que os bonequinhos irão para lá, para estes pequenos que tanto necessitam, me deixa muito contente.
    Correr as fronteiras do país, torna este projeto ainda mais encantador!
    E, atender cada local, personalizando carinhas, tons de pele ou brasões nas roupas, como fez a Cymara, dobra o encanto de ser Bonequeira! =)

    ResponderExcluir
  3. "Mar nos olhos, sol na pele e vontade de vida no coração", que lindo isso Andréa!!!
    Adorei o Capitão Mangue, a Cymara arrasou!!!!
    Beijos e go bonequeiras!!!
    Jud.

    ResponderExcluir
  4. Gente, muito obrigada, mas o Capitão Mangue é uma produção coletiva! Tem a ideia e o nome sugerido pela Andréa Cordeiro, o emblema pensado pela Marília Toledo, os olhinhos de personagem de mangá utilizado pela Fraw Craw, os acessórios de super herói da Silvia Sartori. Sem falar na inspiração que foi a ação destinada às crianças de Pinheirinho, onde cada boneco foi personalizado de acordo com a realidade delas, como disse o Atelier Caseiro. Devo muito às Bonequeiras, porque com vcs tenho aprendido o real sentido da solidariedade. Gratidão eterna!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andréa,

    As Ações das BONEQUEIRAS SEM FRONTEIRAS são sempre muito ricas de experiências e emoções.
    Um ponto forte que se destaca por aqui é como você consegue manter a SINERGIA entre os integrantes do GRUPO através ajuda mútua, da pesquisa para a confecção das Bonecas, Bichinhos e afins, o que nos possibilita aprendizagem e consequentemente crescimento pessoal, assim como nos aproxima mais da realidade em que vivem muitas crianças, na maioria das vezes desconhecida por nós.
    A CYMARA atenta ao caminhar da próxima AÇÃO deu asas a imaginação e gestou o simpático CAPITÃO MANGUE, que já ganhou nossos aplausos...
    Dá para imaginar quando um menino lá da ILHA DE DEUS receber essse presente????
    Eu já estou imaginando...
    Parabéns CYMARA!!!
    Abração cá das terras mineiras,
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  6. Meu coração cresce... Regina tem razão, sinergia descreve bem nossa integração enquanto grupo virtual, muito mais real que muita vivência por aí. Vamos fazer chover amor no mangueeee. Go!

    ResponderExcluir
  7. E vai mesmo chover amor no mangue da Ilha de Deus, se depender das bonequeiras! Estou empolgada, pois nunca fiz um boneco menino! E um boneco menino super heroi! Vai ser demais.
    Blog lindo, post perfeito, corações a mil!
    Bjks. Go Bonequeiras!

    ResponderExcluir
  8. quero participar, como faço????
    gilbertasobreira@gmail.com

    Gilberta Sobreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beta, vou te mandar umas informações por e-mail, ok? Obrigada, sua ajuda nos enche de alegria.

      Excluir
  9. Estou levando o selinho pra colocar no meu blog,

    bj

    Gilberta Sobreira

    ResponderExcluir
  10. Vamos em frente! Bonequinhos para os meninos. Amo muito fazer parte!!!

    ResponderExcluir
  11. Tardiamente mas em tempo vim ler o blog, parabens Cymara, tua criação vai trazer muitas risadas nesta gurizada! Bora bonecar amigas, ta chegando o natal!!!!

    ResponderExcluir
  12. Mostrinhos já estão viajando pra encontrar as crianças do Recife, Go Bonequeiras!!!
    beijinhos
    Mi

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.