terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dica - Como Fazer um Molde


                 Fazer bonecas é uma arte. E nem sempre é fácil, principalmente para que é iniciante.

                 Para começar o ano vamos compartilhar uma dica da Ana Sanches, que faz parte do nosso grupo e escreve o blog  Doces e Mimos Artes, que gentilmente nos cedeu o tutorial para fazer moldes que foi publicado na Vila do Artesão
             Embora o exemplo não seja um molde de bonecas, as dicas são válidas e é possível usar para fazer moldes para trabalhos variados. 
           Neste momento, por exemplo, estamos organizando uma entrega para presentear crianças numa comunidade do Rio de Janeiro numa festa de Volta às Aulas. Entregaremos bonecas, é claro, e também estojos e sacolinhas com algum material escolar ou artístico (lápis, massinhas, livros, bloquinhos, cadernos.... o que for possível arrecadar). Certamente vamos aproveitar esta dica na confecção de sacolinhas para guardar os presentes.

           Veja como fazer um molde a partir de um desenho no tutorial da Ana :


Escolha o gráfico para ser transformado em moldeSelecione o desenho desejado, o gráfico a ser transformado em molde. Este é um gráfico para ponto cruz, disponível para uso na internet, onde você pode encontrar várias opções. Imprima no tamanho desejado.
Use uma folha de acetato para copiar o desenho do molde. Acetato se encontra facilmente em papelarias e lojas de material de artesanato.
Dica: “sobras” de raio X e antigas folhas de transparência podem ser recicladas e aproveitadas aqui.
Use uma folha de acetato para copiar o molde

Vocês também podem utilizar folhas de papel vegetal, mas a vantagem do acetato é que ele pode ser guardado e utilizado inúmeras vezes sem danificar.

Risque os contornos e copie o desenho
Coloque o acetato sobre o desenho e copie com uma caneta permanente.
Importante: copie as partes do desenho separadas. 
Imagine que cada pedacinho do desenho é uma dessas partes. Para trabalhar com apliqué fica mais fácil, pois geralmente os tecidos variam conforme as áreas do desenho.Confira o desenho transferido para o acetato
Recorte as partes do moldeRecorte as partes do molde. Antes lembre de marcar o nome em cada uma, para não se confundir. 
Você terá pecinhas como um jogo de quebra-cabeça. Você terá peças de um quebra-cabeças
Confira se faltou alguma parte do moldeDiante das pecinhas recortadas, monte o molde todo novamente, para checar se desenhou todas partes corretamente e se não ficou faltando nenhum detalhe. 

Pronto! Seu molde está prontinho para muitos usos! Agora é só transferir os desenhos para os tecidos escolhidos e seguir adiante.
Não esqueça de inverter as pecinhas na hora em que for transferir para o tecido, pois do contrário o desenho sairá inverso, como este nosso.

Neste caso não deu errado, apenas ficou invertido, mas dependendo do desenho que você for trabalhar, nem sempre o invertido funciona!


Transfira os moldes para os tecidos

Agora é só posicionar sobre o suporte escolhido, que pode ser uma ecobag, uma camiseta, um avental, uma toalhinha ou o que mais você sonhar.
Posicione o modle sobre o tecido a receber o aplique

                  Obrigada, Ana pela colaboração!

                   Go, Bonequeiras!

                    Bonequeiras sem Fronteiras - Bonecas de pano, amor de verdade.


Marcia Cristina Tampellini


3 comentários:

  1. Amei! Bom demais o pap. Só pra complementar: o desenho base pode ser copiado diretamente da tela do computador ou do tablet, caso vc não possa ou não queira imprimir. E se for usar acetato de RX não se esqueça das luvas ao manipulá-lo, outro dia vi escrito por aí que o material escuro tbm é radioativo... antes de ler esta dica eu não usava :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o tutorial! obrigada por compartilharem! : )

      Respondendo a SiVaiteka aí em cima, outro dia num mutirão, tivemos a presença de uma técnica de radiologia e ela nos disse que hoje em dia, as chapas de raio-x tem pouquíssima radiação, então, geralmente não tem problema manipulá-los com as mãos diretamente! : )

      beijos

      Excluir
  2. Meninas queridas,

    Amei ajudar um pouquinho nosso grupo!!
    Assim que der, preparo um outro PAP!!
    Beijokas para todas!!!

    Ana Sanches

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.